Livros

A paixão de Nureyev

Compartilhe esse post!

Livro: “Rudolf Nureyev”, de Maria Isabel Sánchez Vegara

Rudolf Nureyev é mundialmente conhecido como um dos maiores bailarinos do século XX. Sua técnica e interpretação inspiram bailarinos a dançar até hoje. Porém, mais do que talento, Nureyev construiu seu nome a partir de uma força que teve desde criança: paixão.

No livro Rudolf Nureyev, de Maria Isabel Sánchez Vegara, fica evidente que Nureyev se tornou uma grande estrela graças à sua vontade irrefreável de dançar.

A história de Nureyev

Infância

O livro conta a história do bailarino Nureyev. Nascido a bordo de um trem que cruzava a Sibéria, o mais novo entre quatro filhos, Nureyev cresceu no norte da Rússia, numa família muito pobre.

Na infância, passava horas criando passos de dança, em vez de jogar hóquei como a maioria das outras crianças. Quando tinha sete anos de idade, sua mãe levou ele e as irmãs para assistir ao ballet Song with the Cranes. Antes da cortina fechar, o pequeno Rudolf já sabia que viveria para dançar.

Nureyev pediu a seu pai para fazer aulas de ballet, mas ele recusou, afirmando que ballet era “coisa de menina”. Apesar disso, Rudolf insistiu e logo se matriculou numa escola de dança.

Ballet profissional

Mas, foi apenas aos 17 anos de idade que Nureyev passou a frequentar uma escola de ballet profissional. Os professores achavam que lhe faltava limpeza nos movimentos, no entanto reconheceram sua intensidade.

Pouco tempo depois, Nureyev participou de uma audição e foi aceito no Kirov Ballet (hoje Mariinsky Ballet), em São Petersburgo. Suas fabulosas piruetas e saltos impressionantes o lançaram rapidamente aos papeis principais da companhia.

Nureyev em Paris

Certa vez, Nureyev viajou com o Kirov Ballet a Paris, na França. Quando Nureyev terminou de dançar, o público o aplaudiu de pé por mais tempo que a duração da apresentação!

Esse era o período da Guerra Fria, então os bailarinos não tinham permissão para interagir com estrangeiros, mesmo enquanto estivessem na França. Porém, Nureyev despistou os agentes soviéticos que o acompanhavam e aproveitou tudo o que a chamada Cidade Luz tinha a oferecer.

No dia de sua partida, Nureyev se recusou a embarcar de volta para a Rússia. Decidiu permanecer em Paris, e lá ele ensinou as técnicas que aprendeu nas melhores companhias da Europa Ocidental.

Por mais de 30 anos, Nureyev foi bailarino de destaque no mundo, dando visibilidade à dança masculina e mudando o curso do ballet para sempre.

Ficha técnica

Título: Rudolf Nureyev

Editora: Frances Lincoln Children’s Books

Série: Little People, Big Dreams

Ano: 2019

Autora: Maria Isabel Sánchez Vegara

Ilustradora: Eleonora Arosio

Número de páginas: 32

ISBN: 978-1786-033369

Disponível em e-book

Sobre a leitura

Livro físico

Como se espera de todo bom livro infantil, as ilustrações são lindas! Imagens que despertam a curiosidade, representam fielmente a história e prendem a atenção.

Além disso, a capa dura assegura a boa conservação do livro. O tamanho equilibrado, com cerca de 20 cm por 25 cm, também é ideal para uma leitura com crianças.

Conteúdo

O livro é direcionado para crianças de 4 a 7 anos, mas conquista todas as idades. Escrito num inglês acessível e objetivo, o livro relata a biografia de Rudolf Nureyev com simplicidade e beleza.

Dois pontos de destaque são a citação de Margot Fonteyn e o desejo de Nureyev por usar roupas de malha, em vez de calções, para dançar. Além de todo o talento do bailarino, esses são pontos que definitivamente formaram um legado em sua carreira.

O que mais me encantou no livro, porém, foi mostrar que a determinação incansável de Nureyev foi o que o fez atingir o sucesso. Arrisco dizer, depois de ler essa história, que ele foi um dos bailarinos mais apaixonados pela dança que já existiu.

Biografia

Além da própria história do livro, ao final se encontra uma outra biografia de Nureyev, com uma linguagem um pouco mais formal, para adultos, mas ainda assim bastante objetiva e didática.

Série Little People, Big Dreams

O livro Rudolf Nureyev é parte de uma série de livros para crianças, chamada Little People, Big Dreams, na qual dezenas de outras biografias de figuras importantes são contadas.

Alguns títulos que possam interessar: Marie Curie, Muhammad Ali, Agatha Christie, Mahatma Gandhi, Rosa Parks, Stephen Hawking, Ella Fitzgerald

Todos eles, tal como em Rudolf Nureyev, são livros que podem ser uma grande porta de entrada para conhecer grandes personalidades mundiais.

___________

Esse é post de hoje. Fiquem à vontade para comentar aqui no blog, e não deixem de acompanhar nosso Instagram!

Até a próxima!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

en_USEnglish