Livros

Dez razões pelas quais o ballet ajuda em tudo

Compartilhe esse post!

Livro: “Ballet Helps Everything: ten reasons why”

Se você não faz ballet e pensa em fazer, ou se você quer que seu/sua filho(a) faça alguma atividade física, mas não sabe em qual colocar, o livro de hoje é para você.

“Ballet Helps Everything: ten reasons why”, de Dawn C. Crouch, é um livro curto, didático e objetivo sobre os dez benefícios que dançar ballet proporciona.

Até para quem já é bailarino, a leitura é interessante. O livro esclarece conceitos básicos que um bailarino deve conhecer, como flexibilidade, musicalidade e consciência espacial.

Vem cá aprender um pouquinho nesse post.

Os três pilares da dança

 Na introdução do livro, a autora apresenta as três bases do ballet: postura, equilíbrio e alinhamento corporal. Esses elementos são essenciais para desenvolver o corpo na dança.

Postura

Postura é a maneira como uma pessoa sustenta o corpo, seja sentada ou em pé.

Ter uma boa ou má postura é uma escolha: quanto mais se treina a boa postura, melhor ela fica; por outro lado, quanto mais desajeitada for a postura, a tendência é ela piorar cada vez mais.

Um dado curioso: a boa postura diminui as chances de se desenvolver osteoporose, já que ela dá ao corpo um motivo para manter o cálcio nos ossos e assim sustentar a estrutura do corpo. Com a má postura, ocorre o inverso: se o corpo não precisa do cálcio, ele é perdido.

Equilíbrio

Equilíbrio é a distribuição uniforme do peso que permite uma pessoa ou uma coisa permanecer firme e ereta.

Na dança, é preciso sempre antecipar o movimento para o próximo passo. Mudar de direção, parar ou começar de repente: tudo depende de equilibrar o peso do corpo para executar o movimento seguinte.

Alinhamento corporal

O alinhamento corporal está diretamente relacionado com a postura, mas, mais especificamente, ele envolve a colocação de ombros e quadris.

Na dança, se os ombros e os quadris apontam na direção correta, o movimento será bem executado. Se, porém, os quadris e ombros não estão alinhados, o passo não terá a precisão necessária para executar o movimento corretamente.

Dez razões pelas quais o ballet ajuda em tudo

É claro que não tenho como reproduzir todo o conteúdo do livro aqui (nem é essa minha pretensão), mas vou deixar um resumo dos benefícios do ballet para a vida elencados na obra.

  1. Consciência espacial: o ballet desenvolve a habilidade de se compreender a própria localização em relação a outras pessoas e objetos ao redor.
  2. Flexibilidade: o ballet torna o corpo mais flexível, e flexibilidade evita lesões graves; um corpo rígido que sofre uma queda tende a sofrer mais sequelas.
  3. Força e energia: não se torna um bailarino da noite para o dia; o ballet exige trabalho árduo por muito tempo. Dessa forma, o ballet ensina o corpo e a mente a executarem uma atividade de esforço prolongado.
  4. Coordenação: o ballet requer a execução de diferentes partes do corpo ao mesmo tempo em várias direções. Essa habilidade é particularmente necessária nos dias atuais, em que se exigem múltiplas tarefas.
  5. Energia dinâmica: o ballet faz a pessoa marcar a boa presença numa sala; numa entrevista de emprego, por exemplo, a primeira coisa que se nota é como o candidato se move e se apresenta.
  6. Musicalidade e ritmo: aprender a dançar ballet requer aprender a ouvir a música. A aula de ballet não é apenas sobre contar as batidas numa frase musical, mas principalmente sobre respeitar o ritmo dos passos dentro da música. Essa noção é valiosa em qualquer evento social.
  7. Articulação do corpo: no ballet, a articulação é uma maneira de expressar precisão e controle do corpo. Esse é um grande benefício do ballet, que permite à pessoa se movimentar melhor e prolongar sua longevidade.
  8. Habilidade técnica e esforço: melhorar a técnica de cada passo no ballet desenvolve a atenção nos detalhes. Num mundo em que as telas deixam as pessoas cada vez mais dispersas, essa é uma grande habilidade transformadora do ballet.
  9. Concentração e foco na disciplina: a mente controla o corpo. No ballet, concentração e disciplina são as ferramentas para progredir como um bom bailarino. Nesse sentido, aprende-se a cumprir compromissos, permanecer se esforçando na tarefa e executá-la até a conclusão.
  10. Enriquecimento cultural: o ballet é parte integrante da arte em geral, mas também possui uma rica cultura própria. As raízes italianas, os termos franceses, as diferentes metodologias, a coreografia, a música, a pantomima…tudo no ballet representa o melhor da humanidade. O ballet é rico e enriquece.

Sobre a leitura

Como já adiantei, esse é um livro curto e prático. Sem fazer rodeios, a autora explica cada um dos benefícios do ballet e por que essa é uma atividade que deve ser feita.

O material do livro é simples: brochura, poucas páginas, boa diagramação. Básico, sem frescuras.

Sobre o conteúdo, para além das dez razões enumeradas no livro, o que mais agrega nessa leitura são as experiências pessoais da autora.

No decorrer da explicação, a autora exemplifica como a consciência espacial, a flexibilidade e todos os outros elementos que o ballet lhe desenvolveu a ajudaram não apenas na dança, mas especialmente na vida cotidiana. São passagens realmente interessantes, que não apenas corroboram os benefícios do ballet para a vida como também aproximam o leitor da autora – que também é bailarina.

Outro ponto positivo são as citações. Cada capítulo traz pelo menos uma citação, não apenas de bailarinos, mas também de outras personalidades, como por exemplo, Albert Einstein e Simone Biles.

Uma citação de que gostei foi essa:

Não tenha medo de ser incrível. – Andy Offut Irwin

Esse é o primeiro livro da série Garage Ballet. Há ainda Pointe Work, The ABCs of PreBallet e Home at the Barre. Estou ansiosa para ler o próximo.

Enfim, recomendo demais essa leitura. Não vai tomar muito seu tempo, e certamente vai acrescentar muito conhecimento.

E, quem sabe, você volte a calçar as sapatilhas.

Ficha técnica

Título: Ballet Helps everything: ten reasons why

Editora: publicação independente

Ano: 2019

Autora: Dawn C. Crouch

Número de páginas: 78

ISBN: 9781679263002

Disponível em e-book

___________

Não deixe de seguir o Ballet em Páginas no Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pt_BRPortuguês do Brasil